sábado, 1 de outubro de 2011

Leoas


Os leões são responsáveis pela demarcação do território e pela defesa do grupo (contra eventuais ataques de outros machos, leões ou não). Já as leoas são encarregadas do cuidado dos filhotes e da caça, que é realizada ao anoitecer. A técnica que seguem é a de aproximarem-se da sua presa até uma distância que lhes permita persegui-la em grande velocidade e assim alcançá-la e derrubá-la. Quando tem a presa entre as suas garras, a forma de matá-la é através da asfixia, mordendo o seu pescoço.


Assim como o leão é o símbolo do sol, da força e da coragem e é conhecido com o rei da selva, as leoas são o símbolo da terra e da maternidade e representam a vigilância e o instinto protetor. Nunca abandonam a manada, enquanto os machos, especialmente quando são jovens assim o fazem, tendo uma vida nômade até que se tornem adultos e tenham que enfrentar outros machos para dominar uma manada.


Se os machos são solitários e gastam boa parte de sua energia patrulhando um extenso território, as fêmeas são sociais e caçam de forma cooperativa, Apesar de a caça em grupo ser mais eficiente do que a caça individual, sua eficácia não é tão compensadora, já que, em grupo, é preciso obter mais alimento para nutrir a todos. Sendo assim, é mais provável que a socialização das fêmeas vise a proteger os filhotes contra os machos.



Ivan Sugahara




Nenhum comentário:

Postar um comentário